sábado, 5 de janeiro de 2008

Quando o empreendedorismo atua na iniciativa pública

Existe um conceito errôneo de que o empreendedorismo só pode ser vivenciado no mundo privado. É fato que as empresas precisam ser pró-ativas para poderem atender as exigências dos consumidores atuais. Mas também é fato que ações empreendedoras podem e devem ser realizadas nas instituições públicas de todo o mundo.

Ontem, 04/01/2008, me deparei com mais uma ação empreendedora da atual administração municipal da cidade onde vivo/moro. A prefeitura municipal de João Pessoa – Paraíba - lançou um evento cultural chamado Estação Nordeste. Trata-se de apresentações musicais sendo levadas aos quatro cantos da cidade, porém com um grande diferencial: nada de “bundas musicais”. Isso mesmo! Todas as atrações foram escolhidas a dedo para que o público possa respirar cultura, boa música e letras que nos trazem ensinamentos. O grande palco foi montado na principal praia da cidade. Espaço esse que já recebeu grandes shows, festas e eventos que aglomeram enormes quantidades de pessoas de forma gratuita. Ontem não foi diferente! A banda Paralamas do Sucesso, orquestrada pelo excelente músico e guitarrista Herbert Vianna, paraibano da gema, pessoense que divulga e se orgulha da terra onde nasceu e iniciou os seus trabalhos musicais, pôde cantar para um público extremamente eclético que somaram mais de 80 mil pessoas. A PMJP montou uma mega estrutura composta por um grande palco, telões com transmissão simultânea, iluminação, sonorização, banheiros químicos, praça de alimentação, transporte coletivo à disposição e com preços a menor do que o tradicional e respeito à hora marcada para o início do show. Como se não bastasse, tudo isso foi abrilhantado por uma linda queima de fogos de artifício que iluminou e emocionou os presentes.

Pude presenciar os comentários dos moradores locais e dos turistas que lotam a nossa cidade nesse período. Todos, sem exceção, elogiaram a organização do evento. Não se viu nem mesmo um empurrão para estragar a festa. A população sabe respeitar os governantes que a respeita. A festa foi só animação, cultura, lazer, família e alegria. Aos que se cadastraram para poderem explorar a venda de comidas típicas, bebidas e lanches, constatou-se, através das filas para compra dos produtos, que conseguiram um bom lucro durante a noite toda. O trânsito das ruas que dão acesso ao local foram devidamente fiscalizadas pelos guardas de trânsito que controlaram o local. Nada foi esquecido. Tudo foi minuciosamente pensado e colocado em prática.

Óbvio que tudo isso é fruto de uma grande estratégia empreendedora que envolve diversas secretarias do governo municipal. Um evento dessa magnitude precisa da ajuda de praticamente todos os seus funcionários públicos e tudo deve ser cuidadosamente planejado, organizado, controlado e fiscalizado. E tenham certeza: sempre fui e serei crítico construtivo das coisas que participo e, dessa vez, tiro o chapéu para os que fazem a PMJP, juntamente com os idealizadores do Estação Nordeste. E para finalizar, ao passar às 8 horas da manhã no local do evento que havia terminado apenas 4 horas antes, pôde-se ver que a praia estava perfeitamente limpa e pronta para receber os banhistas e atletas que praticam seus esportes/caminhadas logo cedo. Parecia que nada havia passado por ali. Apenas o grande palco era testemunha.

Por fim, serve como exemplo de uma, apenas uma das inimagináveis ações que o empreendedorismo pode trazer para o mundo público, com respeito ao lazer e diversão que são premissas constitucionais. É assim que deve ser! A PMJP foi CAPAZ ! E você?
Rodrigo Nóbrega

Nenhum comentário: